Submissão de resumos de comunicações livres
- Os resumos das comunicações livres devem ser submetidos através da plataforma disponível neste site, em https://jornadas.refreshmed.pt/dashboard, sendo necessário uma conta, caso ainda não se encontre registado no nosso website. Serão excluídos resumos manuscritos ou enviados em suporte diferente do referido anteriormente. Poderá sempre efetuar o login na sua área pessoal disponível no menu acima, para consultar o estado dos resumos.
- O prazo para submissão de resumos inicia-se às 21h00 do dia 21 de maio de 2023 e o limite para envio de resumos é até às 23:59 do dia 16 de julho de 2023.
- Para submeter um ou mais resumos, o autor deve primeiro registar-se no site das Jornadas e fazer o respetivo login.
- A notificação aos autores selecionados está prevista para o início do mês de setembro.
- O resumo deve estar escrito em português, conter exclusivamente texto, e ter no máximo 2500 caracteres (incluindo espaços, excluindo o título).
- O título deve ser conciso e explícito, tendo no máximo 120 caracteres (incluindo espaços) e escrito em maiúsculas.
- Os resumos deverão ser estruturados, de acordo com a área temática, nos seguintes tópicos:
- Investigação – Introdução, Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados e Discussão.
- Melhoria Contínua da Qualidade – Justificação, Objetivo(s), Métodos, Resultados (de pelo menos duas avaliações) e Discussão.
- Relato de Caso – Enquadramento, Descrição do Caso e Discussão.
- Revisão de Tema – Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão.
- Projeto de Intervenção – Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Discussão.
- Todos os resumos serão submetidos, de forma anónima, a apreciação pelo júri. Por esse motivo, não poderão conter no seu texto referências que permitam identificar os autores ou a instituição de origem, bem como nos Relatos de Caso os pacientes ou os profissionais envolvidos, sob pena de exclusão do mesmo. Esta identificação deverá ser feita apenas no espaço indicado para o efeito, na plataforma de submissão.
- Cada resumo submetido é identificado através de um número para efeitos de anonimização.
- O primeiro autor será o apresentador do trabalho, pelo que deverá estar inscrito nas Jornadas.
- No caso de impossibilidade do mesmo comparecer, o trabalho poderá ser apresentado por qualquer um dos co-autores, desde que inscrito nas Jornadas.
- Após a submissão dos resumos, os mesmos poderão ser alterados pelos autores na plataforma, até ao fim do período de submissão de resumos.
- Cada autor apenas poderá submeter 1 resumo por cada área temática, seja em comunicação oral ou comunicação em poster (máximo de 5 resumos por autor).
- São excluídos trabalhos cujos autores pertençam à Comissão Organizadora das Jornadas RefreshMed23. No caso de um elemento da Comissão Científica ser autor de um trabalho, este deverá abster-se de participar na avaliação do mesmo.
- Deve ser especificada a modalidade de apresentação pretendida: comunicação oral ou comunicação em poster. A Comissão Científica poderá, a qualquer momento da avaliação, propor a conversão de uma modalidade para outra, ficando ao critério do autor proponente a aceitação ou não do mesmo.
- Ao submeter o(s) resumo(s), o autor autoriza automaticamente a Comissão Organizadora das Jornadas a divulgar o(s) resumo(s) submetido(s) e o(s) respetivo(s) trabalho(s) científico(s), no Livro de Resumos das Jornadas, caso se verifique essa possibilidade.
- Cabe à Comissão Organizadora a gestão de qualquer situação irregular.
Apresentação de comunicações livres
- A apresentação sob a forma de comunicação oral tem um tempo máximo de exposição de 10 minutos, seguido de 5 minutos de discussão. As comunicações orais devem ser enviadas até 1 de outubro sob formato PowerPoint e/ou PDF. É obrigatória a presença física do autor na respetiva sessão de comunicações orais para a apresentação e discussão.
- Os pósteres deverão ser realizados conforme as normas enviadas por e-mail aos autores dos trabalhos selecionados, devendo ser enviados em formato PDF até 17 de setembro.
- O júri irá selecionar os 6 pósteres que serão apresentados durante as Jornadas (tempo máximo de exposição de 5 minutos, seguidos de 3 minutos de discussão). Os selecionados irão ser notificados com um mínimo de 7 dias de antecedência. É obrigatória a presença física do autor na respetiva sessão para a apresentação e discussão dos pósteres selecionados.
Prémios e júri
- É constituído um júri de seleção dos resumos e de apreciação das apresentações. A composição do júri é da responsabilidade da Comissão Organizadora das Jornadas.
- O júri recusará qualquer resumo que contenha referências que permitam a identificação dos autores, da instituição de origem ou do paciente no Relato de Caso. No caso de não se enquadrar na respetiva área temática a que se propõe ou não tenha pertinência e qualidade suficiente para as Jornadas, serão igualmente excluídos.
- É instituído um prémio destinado à melhor comunicação oral em cada uma das cinco categorias e ao melhor poster. Poderão ser atribuídas menções honrosas em todas as categorias, se o júri assim deliberar.
- Os prémios e os respetivos certificados serão entregues aos autores na cerimónia de encerramento.
- Para efeitos de atribuição de prémio é obrigatória a presença do primeiro autor/apresentador do trabalho ou co-autores, em sua representação, na sessão de encerramento.
- O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.