Resumos & Comunicações

Submissão de resumos de comunicações livres

  1. Os resumos das comunicações livres devem ser submetidos através da plataforma disponível no site www.refreshmed.net. Serão excluídos resumos manuscritos ou enviados em suporte diferente do referido anteriormente.
  2. O prazo limite do envio de resumos é até às 23:59 do dia 10 de julho de 2022. NOVO PRAZO: 23:59 do dia 17 de julho de 2022
  3. A notificação aos autores selecionados está prevista para o início do mês de setembro.
  4. O resumo deve estar escrito em português, conter exclusivamente texto e ter no máximo 2500 caracteres (incluindo espaços, excluindo o título).
  5. O título deve ser conciso e explícito, tendo no máximo 120 caracteres (incluindo espaços) e escrito em maiúsculas.
  6. Os resumos deverão ser estruturados, de acordo com a área temática, nos seguintes tópicos:
    • Investigação – Introdução, Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados e Discussão.
    • Melhoria Contínua da Qualidade – Justificação, Objetivos(s), Métodos, Resultados (de pelo menos duas avaliações) e Discussão.
    • Relato de Caso – Enquadramento, Descrição do Caso e Discussão.
    • Relato de Prática – Introdução, Objetivo(s), Pertinência, Descrição, Discussão e Conclusões.
    • Revisão de Tema – Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão.
    • Projeto de Intervenção – Introdução, Objetivo (s), Metodologia, Discussão.
  7. Todos os resumos serão submetidos, de forma anónima, a apreciação pelo júri. Por esse motivo, não poderão conter no seu texto referências que permitam identificar os autores ou a instituição de origem, bem como nos Relatos de Caso os pacientes ou os profissionais envolvidos, sob pena de exclusão do mesmo. Esta identificação deverá ser feita apenas no espaço indicado para o efeito, na plataforma de submissão.
  8. Cada resumo submetido é identificado através de um número para efeitos de anonimização.
  9. O primeiro autor será o apresentador do trabalho, pelo que deverá estar inscrito nas Jornadas:
    • No caso de impossibilidade deste comparecer, o trabalho poderá ser apresentado por qualquer um dos co-autores, desde que inscrito nas jornadas.
  10. Após a submissão dos resumos não poderão ser alterados os autores.
  11. Cada autor apenas poderá submeter 1 resumo por cada área temática, seja em comunicação oral ou comunicação em póster (máximo de 6 resumos por autor).
  12. ão excluídos trabalhos cujos autores pertençam à Comissão Organizadora das Jornadas RefreshMed22. No caso de um elemento da Comissão Científica ser autor de um trabalho, este deverá abster-se de participar na avaliação do mesmo.
  13. Deve ser especificada a modalidade de apresentação pretendida: comunicação oral ou comunicação em póster. A Comissão Científica poderá a qualquer momento da avaliação, propor a conversão de uma modalidade para outra, ficando ao critério do autor proponente a aceitação ou não do mesmo.
  14. Ao submeter o(s) resumo(s), o autor autoriza automaticamente a Comissão Organizadora das Jornadas a divulgar o(s) resumo(s) submetido(s) e o respetivo(s) trabalho(s) científico(s), no Livro de Resumos das Jornadas, caso se verifique essa possibilidade.
  15. Cabe à Comissão Organizadora a gestão de qualquer situação irregular.

Apresentação de comunicações livres

  1. A apresentação sob a forma de comunicação oral tem um tempo máximo de exposição de 10 minutos, seguido de 5 minutos de discussão. As comunicações orais devem ser enviadas até 25 de setembro sob formato PowerPoint e/ou PDF. É obrigatória a presença física do autor na respetiva sessão de comunicações orais para a apresentação e discussão.
  2. O poster deverá ser realizado conforme as normas enviadas por e-mail aos autores dos trabalhos selecionados, devendo ser enviados em formato PDF até 14 de setembro.
  3. O júri irá selecionar os 6 posters que serão apresentados durante o congresso (Tempo máximo de exposição de 5 minutos seguidos de 3 minutos de discussão). Os selecionados irão ser notificados com um mínimo de 7 dias de antecedência. É obrigatória a presença física do autor na respetiva sessão para a apresentação e discussão dos posters selecionados.

Prémios e Juri

  1. É constituído um júri de seleção dos resumos e de apreciação das apresentações. A composição do júri é da responsabilidade da Comissão Científica das Jornadas.
  2. O júri recusará qualquer resumo que contenha referências que permitam a identificação dos autores, da instituição de origem ou do paciente no relato de caso. No caso de não se enquadrar na respetiva área temática a que se propõe ou que não tenha pertinência e qualidade suficiente para as Jornadas serão igualmente excluídos. 
  3. É instituído um prémio destinado à Melhor Comunicação Oral em cada uma das cinco categorias e ao Melhor Póster. 
  4. Os prémios e os respetivos certificados serão entregues aos autores na cerimónia de encerramento.
  5. Para efeitos de atribuição de prémio é obrigatória a presença do primeiro autor/apresentador do trabalho ou co-autores, em sua representação, na sessão de encerramento.
  6. O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.