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Resumos



Regras de Submissão de Resumos de Trabalhos Científicos

  1. Os resumos das comunicações livres devem ser submetidos através da plataforma disponível no site https://jornadas.refreshmed.pt/resumos/. Serão excluídos resumos manuscritos ou enviados em suporte diferente do referido anteriormente.
  2. Para submeter um ou mais resumos, o autor deve primeiro registar-se no site das Jornadas e fazer o respetivo login. No caso de já estar inscrito, será apenas necessário fazer login.
  3. O prazo para submissão de resumos inicia-se às 21h00 do dia 27 de maio de 2024 e o limite para envio de resumos é até às 23h59 do dia 5 de agosto de 2024.
  4. O resumo deve estar escrito em português, conter exclusivamente texto, e ter no máximo 2500 caracteres (incluindo espaços, excluindo o título).
  5. O título deve ser conciso e explícito, tendo no máximo 120 caracteres (incluindo espaços) e escrito em maiúsculas.
  6. Os resumos deverão ser estruturados, de acordo com a área temática, nos seguintes tópicos:
    • Investigação – Introdução, Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados e Discussão.
    • Melhoria Contínua da Qualidade – Justificação, Objetivo(s), Métodos, Resultados (de pelo menos duas avaliações) e Discussão.
    • Relato de Caso – Enquadramento, Descrição do Caso e Discussão.
    • Revisão de Tema – Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão.
    • Projeto de Intervenção – Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão.
  7. Cada autor apenas poderá submeter 1 resumo por cada área temática, seja em comunicação oral ou comunicação em poster (máximo de 5 resumos por autor).
  8. Deve ser especificada a modalidade de apresentação pretendida: comunicação oral ou em poster. A Comissão Científica poderá a qualquer momento da avaliação, propor a conversão de uma modalidade para outra, ficando ao critério do autor proponente a aceitação ou não do mesmo.
  9. Todos os resumos serão submetidos, de forma anónima, para apreciação pelo júri. Por esse motivo, não poderão conter no seu texto referências que permitam identificar os autores ou a instituição de origem, bem como nos Relatos de Caso os pacientes ou os profissionais envolvidos, sob pena de exclusão do mesmo. Esta identificação deverá ser feita apenas no espaço indicado para o efeito, na plataforma de submissão.
  10. Cada resumo submetido é identificado através de um número para efeitos de anonimização.
  11. Após a submissão dos resumos, os mesmos poderão ser alterados pelos autores na plataforma, até ao fim do período de submissão de resumos (até às 23h59 do dia 5 de agosto de 2024).
  12. Após o fim do período de submissão de resumos, não serão aceites alterações dos autores
    do trabalho.
  13. Nos casos de trabalhos que incluam apresentação, o primeiro autor será considerado o apresentador do trabalho, pelo que deverá estar inscrito nas Jornadas
    • No caso de impossibilidade do mesmo comparecer, o trabalho poderá ser apresentado por qualquer um dos co-autores, desde que inscrito nas Jornadas.
  14. Para efeitos de emissão de certificados dos trabalhos expostos e/ou apresentados, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito e compareça nas Jornadas.
  15. São excluídos trabalhos cujos autores pertençam à Comissão Organizadora das Jornadas RefreshMed24. No caso de um elemento da Comissão Científica ser autor de um trabalho, este deverá abster-se de participar na avaliação do mesmo.
  16. Ao submeter o resumo, o autor autoriza automaticamente a Comissão Organizadora das Jornadas a divulgar o resumo submetido e o respetivo trabalho científico, no Livro de Resumos das Jornadas, caso se verifique essa possibilidade.
  17. Cabe à Comissão Organizadora a gestão de qualquer situação irregular.

Seleção e Apresentação de Trabalhos Científicos

  1. A notificação aos autores selecionados está prevista para o dia 13 de setembro de 2024. Mesmo que não selecionados, os autores dos trabalhos serão informados.
  2. Após a notificação para exposição do trabalho em Comunicação Oral, os autores dispõem de 48 horas para confirmarem, via email, que irão proceder à apresentação do mesmo na data revista. Em caso de ausência de confirmação, esse trabalho será excluído. Proceder-se-á à seleção do trabalho com melhor pontuação e que não tinha sido aceite anteriormente, e notificação dos autores do mesmo.
  3. Serão selecionados 4 trabalhos de cada área temática para exposiçao em Comunicação Oral. O tempo máximo de exposição será de 10 minutos, seguido de 5 minutos de discussão. As comunicações orais devem ser enviadas até 17 de outubro de 2024 sob formato PowerPoint e/ou PDF, utilizando um template pré-definido que será previamente disponibilizado pela Comissão Organizadora. É obrigatória a presença física do apresentador na respetiva sessão de comunicações orais para a apresentação e discussão.
  4. Os pósteres selecionados, para exposição ou apresentação, devem ser enviados até 29 de setembro de 2024 sob formato PowerPoint e/ou PDF, utilizando um template pré-definido que será previamente disponibilizado pela Comissão Organizadora.
  5. Os pósteres referentes aos 12 melhores resumos serão submetidos a nova avaliação pelo júri para seleção dos 6 a serem apresentados. A notificação da seleção para apresentação oral dos pósteres está prevista para o dia 17 de outubro de 2024. O tempo máximo de exposição será de 5 minutos, seguidos de 3 minutos de discussão. É obrigatória a presença física do apresentador na respetiva sessão para a apresentação e discussão dos pósteres selecionados.
  6. A apresentação deve ser enviada até à data limite para envio sob pena de não ser possível apresentar o trabalho. Após envio das apresentações, não serão permitidas mais alterações a esta.

Prémios

  1. É constituído um júri de seleção dos resumos e de apreciação das apresentações. A composição do júri é da responsabilidade da Comissão Científica das Jornadas.
  2. O júri recusará qualquer resumo que contenha referências que permitam a identificação dos autores, da instituição de origem ou do paciente no Relato de Caso. No caso de não se enquadrar na respetiva área temática a que se propõe ou não tenha pertinência e qualidade suficiente para as Jornadas, serão igualmente excluídos.
  3. É instituído um prémio destinado à melhor comunicação oral em cada uma das cinco áreas temáticas e ao melhor poster apresentado.
  4. Poderão ser atribuídas menções honrosas em todas as categorias, se o júri assim deliberar.
  5. O júri poderá deliberar a não atribuição de prémio caso julgue não estarem reunidas as condições necessárias para tal.
  6. Os prémios e os respetivos certificados serão entregues aos autores na cerimónia de encerramento.
  7. Para efeitos de atribuição de prémio é obrigatória a presença do primeiro autor/apresentador do trabalho ou co-autores, em sua representação, na sessão de encerramento.
  8. O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.